extra-img

TIPOS DE FIO

TIPOS DE FIO

     

Fio de aço inoxidável

Dois tipos de líderes fio são normalmente utilizados para a pesca: a-costa único fio de arame e cabo.  O único fio é feito de um fio de piano estanhado ou aço inoxidável.  Estanhado fio de piano é adequado para a pesca de água doce, mas o fio de aço inoxidável é o melhor para os líderes de água salgada. 

 Na verdade, o fio de aço inoxidável é tão barato que possa ser usado para a maioria dos líderes de seu fio. . Você pode comprá-lo a partir do fim de abastecimento de casas-mail ou na maioria das lojas de artigos de pesca, em rolos de 25 metros ou mais.

 Fio de aço inoxidável vem em vários diâmetros e fortes, de n º 2 que os testes cerca de 27 quilos em até No. 18, que os testes cerca de 325 quilos.

Já experimentei muitos fios para a nosso tipo de  pesca: - nylon, multifilamento, multifilamento revestido, fluorcarbono, nylon revestido a fluorcarbono e regressei quase sempre ao nylon para praticamente todo o tipo de situações.

Um dos problemas que se nos colocam quando trocamos indiscriminadamente de fios é a nossa utilização de diversas canas com diferentes acções e resistências.

Ao trocar de cana, a diferença na acção e a necessidade de nos concentrarmos para que a ferragem seja ajustada em cada combinação diferente de espessura, tipo de linha e acção da cana, pode provocar-nos vários problemas.

Por exemplo, no auge da competição, é uma situação que costuma provocar erros que acabam irremediavelmente por nos custar captura do peixe...

Ainda há poucos anos, utilizava essencialmente o Trilene XL e o Trilene Big Game para a maior parte das situações ( o primeiro para as técnicas mais generalistas e o Big Game para as técnicas de fundo mais pesadas como os Jigs). O Nylon, com as canas de carbono actuais, extremamente sensíveis, permite, quanto a mim, a sensibilidade mais que suficiente para detectar os toques e perdoa muitos dos erros do pescador, na altura de ferrar e de trabalhar o peixe.

Multifilamentos - não posso falar com propriedade, porque deixei de os utilizar há muitos anos (fartei-me de quebras inesperadas, do desfiar tipo corda de ráfia e da perda de bons exemplares). A completa falta de elasticidade não é para mim, uma característica desejável na maioria das técnicas utilizadas na pesca do Achigã, principalmente quando aliada às modernas canas de carbono. Para mim, as desvantagens deste tipo de fio, na nossa pesca, anulam completamente as possíveis vantagens, e, por isso, não o utilizo. Mas é apenas a minha opinião pessoal.

O fluorcarbono tem aplicações mais específicas e dado o seu custo e maior dificuldade de utilização, é normalmente menos utilizado, mas apresenta vantagens significativas quando o que se pretende é sensibilidade e maior invisibilidade (por exemplo, em técnicas de fundo, como o empate Texas ou o Drop-shot, a profundidades mais significativas, em que a maior sensibilidade deste tipo de linha pode fazer a diferença).

Das várias marcas que já testei, a maioria dos fluorcarbonos apresenta ainda problemas de manuseamento, principalmente nos carretos de spinning (evitar as espiras em catadupa a sair da bobine, nem sempre é fácil, com algumas marcas de fluorcarbono mais rígido) , mas constatei que o fluorcarbono produzido pela Toray Bawo com a sua maior qualidade resolve a maior parte deles, pelo que o utilizo nas técnicas já mencionadas. Recentemente está também muito em voga a sua utilização com crankbaits e spinnerbaits. Os seus apologistas argumentam com a sua grande resistência que se associa bastante bem à maior flexibilidade que as canas específicas para essas técnicas geralmente apresentam.
FloroClear
Recentemente utilizo cada vez mais o FloroClear, em substituição do nylon. Uma linha com qualidades mistas muito boas e uma suavidade de utilização excelente. A resistência dos menores diâmetros e resistências (8-10 libras) com peixes grandes é que nem sempre é a melhor e já me tem feito perder alguns bons exemplares. Em situações, onde se possam utilizar os maiores diâmetros sem grandes desvantagens, estas situações podem ser facilmente evitadas.

nylon
De forma geral, um bom nylon, com pouca memória pode ser utilizado com êxito em praticamente todas as aplicações e técnicas utilizadas para o Achigã, variando apenas o diâmetro utilizado e a maior ou menor resistência à abrasão adequando-as à técnica utilizada e às características do local (mais ou menos obstáculos abrasivos, como rochas)

Um bom compromisso são as linhas de nylon revestidas a fluorcarbono que aliam um excelente manuseamento à eventual menor visibilidade conferida pelo revestimento de fluorcarbono.
 

Para aplicações específicas onde a sensibilidade e a invisibilidade são essenciais, nada iguala o fluorcarbono

 

  •  

  •